HOMEOPATIA PEDIÁTRICA

HOMEOPATIA  PEDIÁTRICA

O que é a homeopatia para crianças?

É um sistema de medicina alternativa que emprega remédios naturais em dose mínima. Suas substâncias produzem efeitos semelhantes aos sintomas da doença que se deseja combater, com o qual se ativa a resposta do organismo. A homeopatia é uma das chamadas Medicinas Alternativas mais conhecidas e que gozam de maior aceitação.

Que doenças infantis ela trata?

Hoje em dia, por causa dos efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, principalmente quando são administrados aos bebês ou às crianças muito pequenas, muitos pais estão recorrendo aos medicamentos homeopáticos para tratar problemas pediátricos, agudos ou crônicos, como a asma, as alergias, as cólicas, eczemas, otites, diarréias, os transtornos do comportamento, e para elevação da resistência imunológica às infecções.

O tratamento homeopático da criança

A utilização do medicamento homeopático requer conhecimento técnico de medicina e de Homeopatia e do quadro clínico da criança para sua correta aplicação. O que os pais não devem fazer é medicar os próprios filhos. Cada criança é uma realidade diferente e tem que ser avaliada individualmente. Não se pode utilizar a mesma medicação homeopática que foi útil para uma criança em outra. Essa prática deve ser evitada. Uma medicação não orientada pode ser ineficaz e prejudicial.

A Homeopatia demora para surtir efeito?

Em um quadro agudo, a ação do medicamento homeopático é rápida, geralmente em 24 a 48 horas, porém o acompanhamento de um médico é obrigatório. Nos quadros clínicos de evolução crônica, a homeopatia deverá ser utilizada por períodos prolongados, dependente da complexidade de cada caso; de modo geral para elevação da resistência às infecções o tratamento apresenta seus melhores efeitos após 3 a 5 meses.