Como o TDAH é diagnosticado?
Como saber se tenho TDAH?

Muito provavelmente você já ouviu alguém falando que quase toda criança é um pouco inquieta ou um pouco desatenta. Se quase toda criança apresenta estas características, por que então algumas são diagnosticadas como portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ??
O que ocorre é que o TDAH é um transtorno no qual as características acima citadas apresentam um conjunto de sintomas em grau de intensidade acima do que é normal e consequentemente ganham o diagnóstico dimensional de TDAH, ao contrário das doenças de diagnóstico categorial dentro do qual são classificadas as doenças categorizadas dentro de um quadro de sintomas definidos por sua presença ou ausência, por exemplo, no caso de diabetes mellitus o conjunto de sintomas como sede excessiva, excesso de urina e fraqueza associado a uma taxa de glicose sanguínea acima de 126mg/dL definem a doença presente pois está incluída desta maneira numa categoria específica, sendo assim você tem ou não tem diabetes.
Intensidade e excesso de sintomas

Já no caso do TDAH é a intensidade e o excesso de sintomas que por suas características interferem em todas as áreas da vida da criança ou adulto, afetando seu trabalho, rendimento escolar, convívio familiar, social e pessoal de tal modo que se não for tratado levará a um verdadeiro caos em sua vida e na vida dos que com o doente convivem.
Se na maioria das pessoas um pouco de inquietude e desatenção possam ser consideradas normais, há algumas pessoas nas quais estas características são excessivas a ponto de causarem problemas as vezes muito sérios como acidentes, fracasso acadêmico, separações, dificuldade em se manter no emprego ou profissão, adesão ao uso de drogas, envolvimento em crimes, etc. Tais pessoas devem e merecem ter tratamento médico e a homeopatia é uma opção!



