O que é homeopatia?

Certamente você já ouviu falar muito sobre a homeopatia. Este tratamento cada vez mais comum é indicado em diferentes situações como uma alternativa à medicina tradicional. Vamos tratar aqui sobre as principais dúvidas com relação a este assunto.

Afinal, o que é homeopatia?

Para a homeopatia, os sintomas são considerados uma reação contra determinada doença provocada pelo desequilíbrio da energia vital. Nesse contexto, o objetivo do tratamento homeopático é reestabelecer o equilíbrio do organismo.

Classificada como uma terapia alternativa, uma das características da homeopatia é que ela coloca maior atenção no paciente, não na doença. Para devolver a saúde, são oferecidos estímulos para que o próprio corpo consiga processar a cura.

Nesse tipo de tratamento, o intuito é curar problemas físicos e psicológicos sem que para isso seja necessário usar medicamentos químicos que geram diversos efeitos colaterais.

Como a homeopatia surgiu?

A homeopatia surgiu há aproximadamente 200 anos. Essa abordagem de tratamento foi desenvolvida por um médico alemão chamado Friedrich Samuel Hahnemann.

Tudo começou com uma certa inconformação de Hahnemann quanto à medicina da época. As práticas médicas eram extremamente agressivas, culminando até mesmo na morte ou mutilação dos pacientes.

O objetivo de desenvolver uma nova forma de tratar as doenças era levar em consideração o bem-estar do indivíduo, respeitando sua condição humana acima de qualquer outra circunstância.

Para este médico alemão, o princípio da cura consistia em reduzir a dose de um medicamento (substância) à menor quantidade possível e usar uma opção medicamentosa mais eficaz. De acordo com a homeopatia, essa forma de tratamento gera menos danos ao organismo.

No que consiste um tratamento homeopático?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como funciona o tratamento homeopático. Por se tratar de uma abordagem diferente da medicina tradicional, é comum não saber exatamente como iniciar o processo.

O primeiro passo é consultar um médico homeopata. Durante a consulta com este profissional, ele fará uma série de perguntas para compreender de que maneira os sintomas estão prejudicando o dia a dia de cada paciente.

Além disso, o homeopata busca identificar por quais outros problemas a pessoa está passando e situações da vida que estão acarretando a doença e sintomas apresentados.

Por ser uma abordagem mais completa que a medicina tradicional, o homeopata visa tratar o paciente de uma forma integral. Ou seja, o foco não está exclusivamente na doença.

Dependendo da situação, após uma avaliação detalhada é possível que o médico homeopata solicite exames para chegar a um diagnóstico mais preciso. Feitos esses procedimentos, é indicado qual medicamento homeopático será usado no tratamento.

O profissional prescreverá uma receita homeopática especificando as doses, horários e tempo de duração do tratamento.

Quais vantagens a homeopatia oferece?

São diversos os benefícios oferecidos pela homeopatia. Não é por acaso que este tratamento é tão procurado nas mais diferentes situações. Vejamos quais são.

Diminuição dos efeitos colaterais

Devido às dosagens menores e à maneira que o tratamento homeopático é estruturado, não há

efeitos colaterais se comparados aos dos medicamentos tradicionais.

Este é um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam por essa forma de tratar problemas físicos ou psicológicos.

Pacientes que já apresentam algum problema de saúde há mais tempo e não podem usar determinados medicamentos, também podem usufruir de grandes benefícios da homeopatia.

Prevenção de novas doenças

Pelo fato de a homeopatia tratar o paciente de uma forma integral, não focando apenas na doença apresentada no momento, essa atenção a variados aspectos da saúde evita o surgimento de outros problemas.

Esse fator contribui bastante para melhorar a saúde do paciente como um todo, o que inclui aspectos físicos e psicológicos. Considerando essa vantagem, é possível afirmar que a homeopatia também apresenta caráter preventivo.

Reequilíbrio do organismo

As fórmulas dos medicamentos homeopáticos são cuidadosamente desenvolvidas para reequilibrar o organismo sem que isso provoque agressões.

Neste tipo de tratamento, além de o organismo se recuperar gradativamente do problema que o está afetando, o medicamento homeopático não causa efeitos que poderiam gerar consequências ruins ao corpo.

Esse reequilíbrio ocorre de maneira gradual, integral e contínua, fazendo que por muito tempo o organismo seja beneficiado com os efeitos da homeopatia.

Melhor relação entre médico e paciente

Como mencionamos, na consulta com um médico homeopata o foco não é apenas a doença. Este profissional busca conhecer com detalhes o que está afetando o paciente para ver as origens do problema.

Essa maior proximidade entre médico e paciente gera mais segurança e confiança, o que beneficia o tratamento.

Poder realizar uma consulta mais detalhada e falar de assuntos que, geralmente não são

comentados em uma consulta médica tradicional, auxilia a fornecer informações que irão

contribuir para o tratamento e o processo de cura além de trazer alívio imediato e conforto ao

paciente – o que é essencial em qualquer tratamento.

Diminuição dos custos com o tratamento

O tratamento homeopático é bem mais acessível se comparado aos medicamentos tradicionais. Além de as receitas homeopáticas não serem caras, pelo fato de as doses serem menores, o medicamento rende por mais tempo.

O que fazer ao consultar um médico homeopata?

Além de saber no que consiste a homeopatia, como é o tratamento e benefícios oferecidos, é importante considerar alguns fatores durante a consulta com o homeopata. Esses detalhes farão toda diferença para os resultados do tratamento.

• Ao escolher o médico homeopata, é importante verificar há quanto tempo este profissional atua e tirar todas as dúvidas sobre como será feito o tratamento;
  • Deve-se reservar um bom tempo para a consulta, já que o homeopata fará várias perguntas e buscará entender o máximo possível as condições de vida do paciente;
  • Explicar os sintomas com bastante clareza e apontar em quais momentos eles se apresentam com maior intensidade;
  • Informar quais medicamentos usa ou usou recentemente.

Para que o resultado do tratamento ocorra da forma esperada é essencial que o paciente siga à risca a prescrição do médico homeopata e realize os acompanhamentos necessários.

Caso tenha interesse em fazer um tratamento de homeopatia, entre em contato conosco. Conheça ainda mais detalhes de como cuidar bem da saúde sem agredir o organismo.