Como o Medicamento Homeopático é Feito?

Se você tem interesse em usar um medicamento homeopático, é natural que surjam algumas dúvidas. Afinal, este tratamento apresenta várias diferenças dos tratamentos médicos convencionais.

Neste texto, vamos falar principalmente sobre como os medicamentos são preparados na homeopatia.

Passo a Passo de Como o Medicamento Homeopático é Feito

A elaboração de um medicamento homeopático envolve diferentes etapas. Não se trata apenas de uma fórmula feita para o tratamento de determinada doença.

Como começa o tratamento homeopático?

O primeiro passo consiste em consultar um médico homeopata. É por meio de uma consulta longa e detalhada que este profissional avalia diversos aspectos relacionados ao estado de saúde e à vida do paciente.

Na homeopatia, o tratamento do paciente é feito de maneira integral. O foco não é apenas a doença e sintomas apresentados.

Desenvolvimento de uma fórmula individualizada

Depois dessa avaliação, o medicamento homeopático é prescrito por meio de uma receita. A fórmula será elaborada por uma farmácia especializada, exatamente de acordo com a receita do homeopata.

Os itens contidos na fórmula são provenientes de elementos da natureza. Ou seja, tratam-se de extratos vegetais, minerais ou animais. Estes elementos são diluídos em álcool ou água.

Essa mistura passa por um processo de dinamização, no qual as substâncias são fortemente agitadas. É por meio deste processo que as substâncias curativas dos princípios ativos são transferidas para o solvente (água ou álcool).

Depois que o medicamento homeopático fica pronto, basta que o paciente siga as instruções da receita quanto à dosagem e tempo previsto para o tratamento.

Quanto Tempo Dura o Tratamento Homeopático?

O tempo que o medicamento homeopático será utilizado depende de diferentes fatores. Conforme mencionamos, o foco não é exclusivamente a doença, mas o bem-estar do paciente de uma maneira geral.

Por mais que inicialmente o médico homeopata defina um tempo estimado para o tratamento, ele pode variar de acordo com as condições apresentadas por cada pessoa.

Vantagens do Medicamento Homeopático

Não é por acaso que o medicamento homeopático tem sido escolhido como opção de tratamento por cada vez mais pessoas. Ele oferece diversos benefícios que fazem toda diferença para a saúde. Vejamos.

Reequilíbrio de uma forma geral

A fórmula desse medicamento atua em diferentes aspectos do organismo. Além de agir nas questões relacionadas ao problema apresentado, outros desequilíbrios orgânicos são tratados e corrigidos antes mesmo que ocorram os sintomas.

Vale lembrar que a homeopatia atua tanto na saúde física quanto na emocional. Esse fator faz toda diferença para melhorar o bem-estar do paciente de uma maneira geral. Isso significa mais saúde no curto, médio e longo prazo.

Prevenção de outras doenças

O amplo equilíbrio orgânico proporcionado pelo tratamento de homeopatia atua na prevenção de outras doenças que poderiam surgir ao longo do tempo. Quando a saúde física e emocional está equilibrada, naturalmente o organismo se torna mais resistente a uma série de problemas.

O sistema imunológico ganha mais força e o paciente consegue lidar melhor com situações causadoras de problemas. Por este motivo, o tratamento homeopático também é considerado preventivo, já que evita complicações que poderiam gerar consequências mais sérias.

Redução dos custos com medicamentos

Um dos maiores benefícios da homeopatia é o custo acessível. Contrário ao que acontece com os medicamentos tradicionais, os homeopáticos possuem valor bem menor e duram por mais tempo.

Relação mais próxima entre médico e paciente

Já na primeira consulta, há uma diferença imensa entre um médico homeopata e um médico convencional. A consulta tem longa duração e o homeopata faz diversas perguntas para entender com detalhes tudo que está acontecendo com o paciente.

Ainda que os sintomas e doença apresentada sejam estritamente físicos, busca-se identificar além das causas meramente físicas também as psicológicas ou emocionais que possam estar relacionadas ao surgimento desses problemas.

O acompanhamento de um homeopata se diferencia pelo nível de atenção dada ao paciente. Além disso, mesmo depois que o tratamento é iniciado, este acompanhamento continua até que seja restabelecido o equilíbrio.

Redução de efeitos colaterais

Pelo fato de os medicamentos de homeopatia serem feitos com elementos naturais, eles não provocam tantos efeitos colaterais no organismo. Outra vantagem é com relação ao processo de elaboração.

Não há adição de elementos químicos que possam gerar danos mais significativos. Portanto, quem opta por esse tipo de tratamento consegue tratar diversos tipos de problemas sem prejudicar outras funções orgânicas.

Uma Receita Homeopática Sempre Vale Para a Mesma Doença?

Uma dúvida comum sobre o medicamento homeopático é se uma mesma receita vale para pessoas diferentes. Ou seja, se a receita indicada para tratar determinada doença também se aplica para outra pessoa com o mesmo problema.

A resposta é não. Cada receita homeopática é prescrita de forma totalmente individualizada. É preciso lembrar que o tratamento não abrange apenas a doença apresentada no momento, mas também, todas as particularidades de cada paciente.

Portanto, a única maneira segura e eficaz de fazer um tratamento de homeopatia é marcar uma consulta com um médico homeopata. Neste momento devem ser explicados com detalhes os sintomas, histórico de saúde, questões emocionais, desafios enfrentados nos últimos tempos etc.

Consulte um Médico Homeopata

O médico especializado em homeopatia faz um detalhado acompanhamento quanto aos problemas apresentados pelo paciente. A consulta vai muito além que simplesmente identificar a doença e prescrever um medicamento.

Busca-se compreender todos os fatores que estão interferindo ou prejudicando a saúde física e emocional. É exatamente por isso que durante a consulta com um homeopata os pacientes se sentem tão acolhidos.

O dever de todo médico é ouvir seu paciente com toda a atenção. Esse simples gesto faz total diferença para iniciar o tratamento e obter os melhores resultados.

Na homeopatia, antes de tudo, cada pessoa é vista como um ser humano. Ou seja, o indivíduo como um todo é tratado, e não apenas uma doença ou parte do corpo.

Se você tem apresentado alterações na saúde física ou emocional nos últimos tempos, agende uma consulta com um médico homeopata.

Depois dessa avaliação e início do tratamento com um medicamento homeopático, você verá profundas diferenças na sua saúde e bem-estar como um todo.