Síndrome mão-pé-boca

Apesar de ser muito contagiosa e com ocorrências no Brasil em 2018, a síndrome mão-pé-boca ainda é pouco conhecida. Ela é causada pelo vírus Coxsackie, mais frequente em crianças abaixo dos 5 anos de idade, mas pode ocorrer em outras idades e inclusive em adultos. Como o nome sugere as lesões que causa na pele aparecem nas mãos, pés e no interior da boca. A doença tem evolução limitada, com início e término dos sintomas definidos.

Transmissão da doença e seus sintomas

A pessoa doente transmite o vírus pela boca (saliva, tosse), espirros ou pelo contato com as feridas, alimentos e objetos contaminados, além do contato com fezes contaminadas pelo virus. As crianças geralmente se contaminam através dos colegas de escola infectados.

Antes de surgirem as lesões na pele alguns sintomas já são perceptíveis denominando o que se chama de período de incubação do vírus. A incubação corresponde ao período que vai desde a contaminação até o surgimento dos sintomas na boca e na pele das mãos e pés. A incubação se caracteriza por sintomas gerais não específicos com febre (38-39o C) ou não, mal estar, dor de cabeça, falta de apetite, gânglios aumentados no pescoço e aftas dolorosas.

Após este período surgem pequenas bolhas com base avermelhada na pele das mãos e pés que duram geralmente de quatro a seis dias e não coçam nem são dolorosas. Na boca as lesões começam como pequenas manchas vermelhas de dois a quatro milímetros.

Diagnóstico

Como o quadro clínico geralmente é típico, o diagnóstico se faz apenas pela avaliação médica, no entanto se houver alguma dúvida um exame de sangue (sorológico) para o vírus poderá ser solicitado pelo médico

Tratamento

O tratamento é basicamente sintomático, ou seja, através de uso de medicamentos que aliviem os sintomas de dor, febre ou coceira, pois não há remédio específico que cure a virose. O tratamento homeopático também pode estar indicado pois pode oferecer alívio dos sintomas mas esta decisão dependerá da avaliação clínica do médico homeopata (Veja abaixo)

Evolução

Os sintomas regridem em geral dentro de cinco ou sete dias, porém as lesões da boca podem perdurar por até quatro semanas. A doença geralmente evolui de forma benigna e autolimitada com regressão espontânea dos sintomas, porém em raros casos pode progredir para encefalite ou meningite viral. A complicação mais comum nas crianças é a desidratação devido a febre e redução da ingesta de líquidos devido a dor para engolir.

Prevenindo-se contra a doença

Como não existe vacina contra o vírus cuidados preventivos e de higiene devem ser tomados tais como lavar as mãos com sabão após ir ao banheiro ou trocar fraldas nos bebês; lavar e limpar com álcool superfícies tocadas pelos doentes em especial brinquedos e objetos de uso pessoal. Também se deve evitar contato próximo, beijos e abraços ou o uso de utensílios de cozinha dos doentes. A criança ou adulto doente deverá ficar afastado de suas atividades por aproximadamente 10 dias.

Autor: Dr Clovis Melo

A Homeopatia

Baseando-se no princípio dos semelhantes (enunciado por Hipócrates, 460-370 a.C ), em 1796 o médico alemão Samuel Hahnemann criou a Homeopatia (tratamento médico, através de substâncias que causam sintomas “semelhantes” aos da doença), apoiando-se na observação experimental de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente.
A homeopatia é um sistema científico definido com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos reproduzidos ao longo dos últimos séculos. A concepção filosófica homeopática da enfermidade admite ser ela o resultado da perturbação da força vital, caracterizada como uma forma de energia essencial mantenedora da vida e do equilíbrio biopsíquico. O fundamento do desequilíbrio da saúde portanto, encontra-se num nível imaterial e energético. O resgate da saúde implica no restabelecimento desta ordem.

A homeopatia busca medicamentos que são capazes de causar nos indivíduos sadios sintomas semelhantes (homeo) aos que se deseja combater nos indivíduos doentes, estimulando o organismo a reagir contra a sua própria enfermidade. Para atuar nesta natureza imaterial a Homeopatia utiliza medicamentos em doses infinitesimais.