Exames essenciais que toda mulher necessita fazer – Parte 1

 Em Sem categoria

A população em geral costuma ser negligente com a sua saúde mas as mulheres são mais atentas a isso. Vamos abordar aqui os principais exames que toda mulher deveria realizar no sentido de prevenir-se contra as doenças.

Exames preventivos podem evitar ou pelo menos interromper as doenças como câncer, osteoporose e diabetes desde o início. Fatores como sua idade, seu histórico de saúde e o de sua família podem contribuir para a avaliação dos seus riscos.

1.Câncer de mama

Quanto mais precocemente for detectado maiores são as chances de cura, isso porque os tumores pequenos das mamas ainda não se disseminaram aos seus gânglios linfáticos (“ínguas”) e aos outros órgãos vitais do seu organismo. Se você se encontra na faixa entre 20 e 30 anos de idade é recomendado que você realize exame de mama a cada 1 ou 3 anos, e mais frequentemente se acima dos 40 ou em casos especiais.

*Prevenção

A mamografia é um tipo de exame que utiliza baixas doses de raios x e é capaz de detectar um tumor mesmo antes que você tenha qualquer sintoma, Mas lembre-se que o exame não descarta completamente a possibilidade da existência de um tumor.

Se você estiver na casa dos 40 anos deverá realizar esse exame uma vez ao ano, e dos 50 em diante a cada 2 anos aumentando essa frequência se houver necessidade ou de acordo com a recomendação médica

2.Câncer cervical ou do colo do útero

Colo uterino ou cérvix é a porção mais inferior do útero próximo à vulva. Deste local são coletados material para realização de exame bacteriológico para detecção de Clamídia ou gonorreia,  anualmente se você for sexualmente ativa; teste para HPV (doença sexualmente transmissível, principal causa do câncer cervical). Se através da análise laboratorial do material coletado se detectar células malignas elas poderão ser retiradas cirurgicamente prevenindo a evolução do câncer

*Vacina contra HPV na prevenção do câncer do colo

Apenas alguns tipos de HPV podem causar câncer mas nem todo câncer é causado pelo HPV, portanto mesmo nas mulheres não ativas sexualmente o exame rotineiro é importante.

3.Osteoporose

Nesta doença há redução significativa da massa óssea tornando o osso fraco e frágil mais sujeito à fratura. A osteoporose é mais comum nas mulheres do que nos homens numa razão de 1 para 4. Pode causar dores na região do quadril, coxas e coluna lombar chegando a até fraturas. No entanto, é uma doença que pode ser prevenida.

* Prevenção

Exames como radiografia e especialmente densitometria são úteis para a precoce detecção da osteoporose. A densitometria está indicada para toda mulher a partir dos 65 anos, porém se você tem fatores de risco para desenvolver a doença ela pode começar mais cedo.

4.Câncer de pele

Há basicamente 3 tipos de câncer de pele: Baso-celular, Escamoso e Melanoma, sendo este último o mais grave de todos. Pessoas portadoras de melanoma geralmente tem um fator hereditário para o seu desenvolvimento. Este tumor surge como uma verruga ou pequena área alterada da pele altamente pigmentada em negro.

*Prevenção

Mesmo não sendo profissional da saúde você deverá observar a sua pele buscando por pequenas verrugas que surgem com crescimento rápido e/ou alterações da forma e coloração.  A exposição ao sol pode promover o crescimento rápido destes tumores.

5. Hipertensão arterial

A elevação da pressão arterial pode causar infarto, lesões do rim ou acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como ¨derrame¨. O risco de desenvolver hipertensão arterial aumenta com a idade. Se você for portador desta doença deve manter-se sob cuidados médicos para a manutenção da mesma em níveis toleráveis a fim de evitar graves consequências. A medida da pressão arterial indica dois valores: as chamadas pressão mínima e a pressão máxima. Normalmente em adultos esses valores correspondem a 120 por 80 mm de mercúrio, sendo que acima de 135 por 85 já se pode considerar indicativo de pressão elevada havendo necessidade de acompanhamento médico.

*Prevenção

Lembre-se que hábitos de vida saudáveis tais como prática regular de exercícios físicos, dietas sem excessos, controle do peso, redução do sal da sua alimentação, recusa ao uso de drogas, álcool e cigarros, controle do estresse e da ansiedade são exemplos de cuidados que você deve ter. Além disso a visita periódica ao seu médico, incluindo a mensuração de sua pressão arterial e realização de exames cardíacos preventivos, se faz mandatória.

 

Comece seu tratamento o mais breve possível!

Marque sua consulta online: acesse o ícone Doctoralia na página inicial ou ligue para (41) 31956179

Doctoralia

Posts recomendados

Deixe um comentário