Exames essenciais que toda mulher necessita fazer – Parte 2

Aqui você encontra a continuação do artigo anterior (Parte 1)

6.Taxa de colesterol elevada

Os níveis elevados de colesterol no sangue podem provocar rigidez das paredes arteriais (arteriosclerose) com obstruções dos vasos (trombose) principalmente se você tem pressão alta, diabetes, e é fumante. Elas demoram para provocar sintomas e muitas vezes quando surgem já são indicativos da presença de infarto ou acidente vascular. O colesterol pode ser mensurado através de exame de sangue.

7.Diabetes tipo 2

De início insidioso e na maioria dos casos sem apresentar sintomas nas primeiras fases da doença, esta enfermidade pode causar lesões nos rins, no coração, perda da visão por dano dos vasos da retina, infarto cardíaco e outros problemas graves. O diabetes pode ser controlado mediante o uso de medicação, perda de peso, cuidados com dieta e exercícios físicos.

A confirmação laboratorial da doença é realizada através de exame de sangue por intermédio da análise do nível de glicose de jejum, glicose pós-alimentar e Hemoglobina glicada. Valores entre 100 e 125 significa pré-diabetes e acima de 126 diabetes propriamente dito.  Se a doença já existe em sua família você deve realizar exames anualmente mesmo estando sem quaisquer sintomas possibilitando a detecção precoce e realizar o tratamento necessário.

8.O vírus da imunodeficiência humana (HIV)

A Síndrome da imunodeficiência humana (AIDS em Inglês) É causada pelo Vírus da  imunodeficiência Humana (HIV em inglês) Pode ser transmitido Vamos contato sexual com portadores, através de transfusão de sangue contaminado ou do uso de agulhas contaminadas, Em caso de suspeita clínica da doença Exames de sangue para confirmação devem ser realizados. Ou exame principal chama-se TESTE ELISA o qual uma vez mostrando  resultado positivo deverá ser repetido para confirmação.

Geralmente o organismo leva em torno de 60 dias para apresentar resultado positivo após a exposição ao vírus mas em casos raros pode levar até 6 meses. O uso de “condom” (camisinha) durante a relação sexual é mandatório bem como uso de agulhas descartáveis e todo sangue a ser transfundido deve ser testado para detecção do vírus e evitar a transmissão. Devem fazer o teste adolescentes e adultos sexualmente ativos entre 15 e 65 anos, em especial os grupos de risco. Mães portadoras do hiv podem transmitir o vírus para seus bebês. Ainda não há tratamento nem vacina, porém o uso de anti-retrovirais auxilia a defesa orgânica a lutar contra o vírus.

9.Câncer colo-retal

Após o câncer de pulmão o câncer colo-retal é a segunda causa mais comum de morte por câncer. A maioria deles provêm da degeneração de pólipos de são massas anormais presentes na mucosa do intestino grosso. Embora a maioria dos pólipos seja benigno é regra, quando encontrados, que se faça a retiradas dos mesmos evitando que se tornem no futuro câncer de colo.

Sua apreensão se faz através de um exame chamado colonoscopia através do uso de um tubo flexível com uma câmera em sua extremidade. Outro método é o uso da sigmoidoscopia que visualiza a parte baixa do cólon. Toda pessoa acima de 50 anos de idade deve ser submetida ao exame preventivo.

10.Glaucoma

Glaucoma é o aumento da pressão dentro dos olhos que sem tratamento pode provocar cegueira ou lesões do nervo óptico e geralmente os sintomas só aparecem quando o dano já está presente. Portanto é muito importante que você procure o seu oftalmologista para um exame periódico principalmente após os 60 anos de idade ou se você possui algum familiar com a doença

Converse com o seu médico para orientações e solicitação dos exames que forem necessários.